GIGANTE Pela Própria Natureza!
Uma mistureba sem fim!!! O seu blog sobre TUDO e NADA ao mesmo tempo! Seja muito bem vindo!!!!

TRADUTOR!

PESQUISE NO MASSAROCCA!

domingo, 26 de junho de 2011

[CARNAVAL] Desfiles mais Surpreendentes da Sapucaí nos últimos anos!

Continuando aquela série de seleções, dessa vez serão lembrados os desfiles mais surpreendentes da Avenida. Aqueles que não eram muito comentados  e nem esperados e que na hora acabaram explodindo ou garantindo para a escola uma boa colocação.
Lembrando que essa seleção é pessoal e pode (e deve) ser analisada e questionada por cada pessoa que quiser.
Vamos a lista!


VILA ISABEL 1988 - Kizomba: Festa da Raça
Há quem diga que qualquer um que viu o a Vila na concentração colocaria a escola como fortíssima candidata ao rebaixamento. Mas ao pisar no sapucaí o que se viu foi um show de cores e harmonia perfeitas, que  deixou a parte plástica, menos luxuosa que de outras escolas, em segundo plano. Arrebatando público, críticas e jurados, o resultado não poderia ser outro, o primeiro título da Escola de Noel, em um desfile que  é considerado por muitos como o melhor desfile de Escola de Samba de todos os tempos.



ESTÁCIO DE SÁ 1992 - Paulicéia Desvairada. 100 anos de modernismo!
A Estácio vinha crescendo como escola em termos de resultados nos útimos anos. Mas ninguém sequer colocava a escola como grande favorita para o carnaval de 1992. Quando o desfile começou a história mudou. Uma comissão de frente de pernas de pau daria o tom do que seria o desfile. A arquibancada foi ao delírio com o refrão central do ótimo samba. E a Estácio deixou para trás as favoritas Mocidade e Imperatriz e conquistou o título de campeã do carnaval carioca daquele ano! Esse vídeo abaixo, demostra o que foi esse desfile!



UNIÃO DA ILHA 1994 - Abrakadabra, o Despertar dos mágicos!
Ninguém dava nada pela Ilha! Todo ano era a mesma coisa, um bom samba que não era suficiente para colocar a escola entre as primeiras colocadas. Mas dessa vez foi diferente. Além do bom samba, a Ilha contava com Chico Spinoza, carnavalesco que havia sido campeão dois anos antes pela Estácio de Sá. A escola encantou a Avenida com suas liras na bateria e um carnaval plasticamente competente! Terminou em quarto lugar e "roubou" uma vaga no sábado das campeãs de escolas grandes como Portela e Mocidade.


TRADIÇÃO 1994 -  Passarinho, Passarola quero ver voar!
A Tradição tinha acabado de subir mais uma vez para o grupo Especial. Tudo o que a escola queria era se manter no Grupo e se livrar do karma de escola "iôiô". Mais a Escola, se me permitem o trocadilho com o título do enredo,  vôou além! Não só conseguiu se manrter entre as grandes, como encantou a sapucaí com um desfile sem luxo, mais uma harmônia impecável, embalada por um samba arrebatador, que para muitos é o melhor samba da escola de Campinhos. A Tradição conseguiu um sexto lugar que quase a levou ao desfile das campeãs naquele ano.    



PORTO DA PEDRA 1997 - No reino da folia, cada louco com sua mania!
A escola de São Gonçalo estava apenas no seu segundo ano desfilando entre as grandes, e na estréia já tinha consquistado uma boa classificação. Mas ninguém esperava que com esse segundo desfile a escola já conseguiria uma vaga entre as escolas campeãs do Carnaval Carioca. Com um samba funcional, e com um Mauro Quintaes inspirado, a escola contou o enredo da loucura de forma mais clara e correta que o Salgueiro (que escolheu o mesmo tema para aquele ano) e terminou na quinta colocação do Carnaval Carioca! Literalmente, Porto da Pedra, enlouqueceu a passarela!


CAPRICHOSOS DE PILARES: Negra origem, Negro Péle, Negra Bené.
A escola de Pilares estava retornando ao Grupo Especial naquele ano, depois de passar o último no Grupo de Acesso, onde foi vice-campeã. Além de ter a difícil missão de abrir o desfile de domingo, o que sempre é complicado, a escola não tinha uma co-irmã para focar na luta contra o rebaixamento (pois a Porto da Pedra crescia a cada ano e as outras escolas já eram tradicionais no Grupo Especial). Assim, a Caprichosos era de longe a favorita a uma das duas vagas ao rebaixamento. Era. Veio o desfile, e a comissão de frente nota 10 embalada pelo samba competente, não só segurou a escola no Grupo Especial como a colocou em décimo lugar naquele ano. O melhor resultado para uma escola que abria o desfile de domingo nos últimos anos.



UNIDOS DA TIJUCA 2000 -  Terra dos Papagaios... Navegar foi preciso!
A Escola da Tijuca tinha acabado de retornar ao Grupo Especial, após sua passagem injusta e meteórica pelo Grupo de Acesso no ano anterior. Felizmente, essa passagem fez bem para a escola. A agremiação da Tijuca, que vinha permanecendo nas últimas posições nos útlimos carnavais, retornou ao Grupo Especial conseguindo uma surpreendente quinta colocação e retornando ao Deslife das Campeãs. O feito é ainda maior do que parece, basta lembrar que pouquissímas vezes uma escola que subiu do grupo de acesso, conseguiu retornar ao desfile das campeãs logo no meu primeiro desfile entre as grandes. O carnavalesco mais uma vez era ele: Chico Spinoza.



UNIDOS DA TIJUCA 2004: O Sonho da Criação, a Criação do  Sonho. A Arte da ciência no tempo do Impossível!
Depois do ótimo resultado no ano 2000, a escola voltou a ter colocações intermediárias ano após ano. Para 2004 a previsão era a pior possível: um enredo confuso, um samba que não empolgava e um carnavalesco até então desconhecido do grande público: Paulo Barros. O Resultado na sapucaí foi outro: O enredo foi claramente entendido e apresentado, o samba rendeu muito mais que o esperado e o carnavalesco novato deu um show de criatividade e personalidade. O resultado para muitos deveria ter sido o campeonato, mas a escola terminou com a segunda colocação. E iniciava-se a Era Barros na avenida do samba.



VILA ISABEL 2006 -  Soy louco por ti America! A Vila canta a Latinidade.
A Vila tinha conseguido se manter no grupo especial no ano anterior, após passar cinco anos no grupo de Acesso. A Escola queria um resultado melhor do que a décima colocação do último carnaval, mas estava imersa em polêmicas pré-carnavalescas: O enredo patroninado não agradava muitos membros da escola, a escolha do samba enredo gerou um verdadeiro "racha", ente outros problemas políticos internos. Mas na avenida nada disso importou. Em um ano considerado fraco em termos de desfiles, a Vila fez um desfile surpreendente, e mais que isso, sagrou-se a campeã do ano! Ficando a frente da Grande Rio que perdeu para ela mesmo e seu gigantisco!     



UNIDOS DA TIJUCA 2010 -  É segredo!
A escola da Tijuca, após a saída do Carnavalesco Paulo Barros, caía de colocação a cada desfile. No anterior, havia terminado na décima colocação. Com isso, a diretoria não teve dúvida: recontrataram Paulo Barros. Todo mundo esperava um bom desfile da Tijuca, mas ninguém contava com o show que ocorreu na avenida. Tudo funcionou. O já contestado Carnavalesco, mostrava que ainda tinha muito a mostrar na Sapucaí, e embalada por uma comissão de frente sensacional a escola da Tjuca levou esse campeonato. O resultado foi tão surpeendente que muita  gente diz que "se não fosse aquela comissão de frente" a classificação seria outra. Eu discordo, mas o que importa é que a Unidos da Tijuca finalmente se sagrava  novamente campeã do Carnaval carioca.



Comente os desfiles selecionados! Seu comentário é importante para a realização das próximas listas e atualização dessa!


Leia também: Os desfiles mais decepcionantes da Sapucaí (EM CONSTRUÇÃO).     

[TV] Curiosidades do Programa "Chaves".




Semana passada comemorou-se os 40 anos, isso mesmo QUA-REN-TA anos de exibição do programas Chaves em todo o mundo. Como forma de homenagear esse programa, que é um dos meus preferidos até hoje, separei uma serie de 30 curiosidades sobre o programa para vocês na lista abaixo! 
Divirtam-se!


1- No dia 20 de junho de 1971 foi ao ar o primeiro episódio de Chaves, no México. Nesta época, Chaves era apenas um quadro do programa ‘Chespirito’, depois se tornou programa independente chamado de "El chavo del otcho".

2- Em 1974, Maria Antonieta de las Nieves, que interpretava Chiquinha, teve que se afastar do seriado, porque estava grávida. Na trama, foi inventada a desculpa que a personagem tinha ido morar com tias no interior.

3-  No fim de 1978, Carlos Villagrán, que vivia Quico, decidiu sair do elenco para ser astro de seriado na Venezuela, chamdo de "Frederico". Os últimos episódios com o personagem são os da viagem a Acapulco.

4- Durante as filmagens dos episódios que se passam em Acapulco os atores não tiveram folga para aproveitar a praia: "Trabalhamos todos os dias, durante duas semanas", contou Edgar Vivár (Sr Barriga). O episódio foi feito para promover um hotel do mesmo grupo da Televisa, produtora da série.

5- Ainda sobre o episódio de Acapulco, os atores não queriam fazer esse episódio. Diziam que ele era comercial demais. Embora hoje seja um dos episódios mais famosos, os atores fizeram por puro profissionalismo, como já dito para promover o novo hotel da Televisa e vendê-lo ao público como  o "Hotel do Chaves".

6- No episódio “Vamos ao Cinema”, Florinda diz que Quico vai morar com uma madrinha rica. A história se tratava de uma desculpa para justificar a saída de Carlos Villagrán da serie.

7- O endereço do sr. Barriga é a Rua Baleia, esquina com a rua Cachalote, na vila dos Elefantes.

8- A Bruxa do 71 levou esse apelido pois a atriz, Angelines Fernandez, começou a trabalhar com Roberto Gómez Bolaños em 1971. Quando Chaves passou a ser uma série, colocaram 71 como número do apartamento para que o nome fizesse sentido.

9- Em 1978, Florinda e Roberto Bolaños começaram a namorar, depois de uma viagem que fizeram ao Chile.

10- Antes de se casar com Bolaños, Florinda teve um romance com Carlos Villagrán, o Quico. Dizem que, por conta disso, os dois se mantiveram afastados por mais de vinte anos.

11- Quando Ramón Valdés (Seu Madruga) morreu, em agosto de 1988, o enterro foi acompanhado por muita gente. E, como afirma Edgar Vivar (Sr. Barriga), todos aplaudiram quando terminaram de enterrá-lo. Há outro fato emocionante que também é comentado pelos que estiveram presentes. Angelines Fernández (D. Clotilde), que era muito ligada a Ramón, sofreu muito. E no enterro ficou parada duas horas diante da sepultura de seu companheiro, chorando e falando sozinha, como se estivesse conversando com Ramón. Uma filha de Angelines disse que a mãe nunca mais foi a mesma depois da morte dele. Que descuidou da saúde, envelheceu mais rápido. Era sem dúvida uma forte amizade. As filhas de Ramón Valdés afirmaram que o pai era muito amigo especialmente de Carlos Villagrán (Quico), Edgar Vivar e Angelines Fernández.

12- No programa do Chaves há uma aluna chamada Iara que só falou 7 palavras e nunca mais apareceu. Ela aparece vestida de azul no episódio em que os alunos estão fazendo a prova de desenho na escola. É nesse mesmo episódio que Chiquinha pede para fazer uma "observação".

13- Fora Iara há 6 personagens na escola que nunca foram chamados. Três tem nome: Higino, Elisabete e Verônica.

14- Nos capítulos mais velhos, o chão da vila é o próprio chão do estúdio.

15- A rua da frente da vila mudou 3 vezes: já foi branca e só passavam pedestres, depois teve muros baixos, uma curva e carros, e por último perdeu a calçada. A única coisa que não mudou foi a misteriosa oficina chamada "Taller".

16- Os únicos episódios datados são o que a Chiquinha recebe a carta de sua bisavó (está escrito na carta o ano de 1979) e o que o famoso ator de novelas Héctor Bonilla vai a vila e diz que seu carro é ano 79. Fora esses capítulos o único datado comprovadamente é o filme de Chapolin, feito em 1980.

17- A "Tienda del Chavo" que você assiste hoje em dia é um remake. Na versão original, ela ficava no segundo pátio da vila.

18- No episódio em que a vizinhança vai ao cinema, é possível ver várias vezes um tipo de microfone suspenso no ar. É só reparar bem no canto superior direito da tela. Nesse mesmo episódio, no final, o número da casa da Dona Florinda está como nº 24.

19- Quando Seu Madruga sai da casa da Dona Florinda à caráter para vender churros e pede pra Chaves, Chiquinha e Quico não darem risada, você pode notar que a casa da Dona Florinda se transforma num fundo preto. Isso acontece porquê o cenário simplesmente não possui aquela parede. O motivo é que nunca se viu aquele ângulo em episódio nenhum.

20- O polidor de metais que Chiquinha comprou para viajar a Acapulco é de verdade. É o polidor de pratarias Silvo, da empresa Reckitt & Colman. Não sabemos se a tal promoção da viagem a Acapulco realmente existiu. Esse produto é vendido no Brasil há mais de 20 anos.

21- O episódio da cruz vermelha é o que tem menor elenco. Só participaram Chespirito (Chaves), Florinda Meza (Dona Florinda), Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha/Dona Neves) e Edgar Vívar (Nhonho/Sr. Barriga).

22- Na saga de episódios natalinos na casa do Sr. Barriga, todas as portas da casa são de um formato, exceto a do quarto da Dona Neves, que é feita de outro jeito pois ela é quebrada por Chaves ao longo do episódio.

23- Na animação Vida de Inseto da Disney/Pixar, há uma cena curiosa. Quando os insetos estão ensaiando uma peça de teatro, uma formiga cita uma famosa frase de Chapolin: "Oh, e agora quem poderá nos defender?"

24- Quando Chespirito introduziu a Pópis no seriado, lhe pôs uma voz fanhosa. Poucos dias depois um senhor disse a Chespirito que jamais voltaria a ver seu programa porque seu filho tinha esse tipo de problema e todos caçoavam dele na escola. Bolaños então resolver sumir com o personagem e um ano depois a incorporou uma voz normal.

25- Por que será que no quarto do Nhonho tem uma beliche (quando Chaves passa o Natal na casa do Seu Barriga)? Ele não era filho único?

26- O dono da venda da esquina deve ser bem velho pois, no episódio dos cofrinhos, o Seu Madruga disse que quando era criança vendia garrafas para ele.


27- No inicío o SBT havia "herdado" apenas 13 episódios do programa.

28- Os episódios exibidos no SBT são de três temporadas: 79, 80 e 81.

29- Os atores faziam turnê por toda a America Latina, mas não vinham ao Brasil, devido a dificuldade de realizar um show em português, quando o elenco inteiro falava Espanhol.

30- Até hoje o programa é exibido em mais de 80 países, tudo isso sem querer querendo! rs

Um mês de Massarocca!!!


***

Pessoal hoje completamos um mês de blog! Só tenho a agradecer as pessoas que curtiram esse espaço e que falam via email, pelo facebook, orkut e comentários quanto curtem esse mistura doida daqui.

Nunca esperei o retorno tão grande em tão pouco tempo! Devido minha limitação de tempo pra postar e pesquisar assuntos, somado a minha quase ignorância em relação a informática, tinha planos bem modestos, especialmente nesse início. Me surpreendi quando na semana passada o blog estava com textos em comunidades do orkut, pessoas me mandando emails com sugestões de temas e com o número de visitas sempre crescente!

Isso acaba se tornando um pequeno problema, porque sempre queremos que o crescimento aumente mais, então a minha cobrança em cima de mim mesmo é enorme (mentira), na tentativa de abordar assuntos que as pessoas gostem e comentem:

Essa semana devido ao feriado não tive como atualizar o blog. Mas essa semana teremos muitas novidades!
  
Depois de um mês de blog, essas foram as matérias mais lidas do Mês 01:


1 - [CARNAVAL] Desfiles mais Dramáticos das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
(451 acessos)

2- [TV] Tributo a Smallville: Acertos e Erros do Episódio Final
(95 acessos)

3- [CINEMA] Crítica: Apenas o Fim
(88 acessos)

4- [TOP 10]: Brincadeiras de Criança na Rua.
(75 acessos)

5- [CINEMA] Crítica: Qualquer Gato Vira Lata.
(45 acessos)


Em um total de mais 2200 acessos, 
gerando uma média de  73 acessos por dia!
E 03 páginas visitadas por cada pessoa que esteve nesse espaço!
Muito obrigado!
De coração mesmo!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...