GIGANTE Pela Própria Natureza!
Uma mistureba sem fim!!! O seu blog sobre TUDO e NADA ao mesmo tempo! Seja muito bem vindo!!!!

TRADUTOR!

PESQUISE NO MASSAROCCA!

domingo, 26 de junho de 2011

[CARNAVAL] Desfiles mais Surpreendentes da Sapucaí nos últimos anos!

Continuando aquela série de seleções, dessa vez serão lembrados os desfiles mais surpreendentes da Avenida. Aqueles que não eram muito comentados  e nem esperados e que na hora acabaram explodindo ou garantindo para a escola uma boa colocação.
Lembrando que essa seleção é pessoal e pode (e deve) ser analisada e questionada por cada pessoa que quiser.
Vamos a lista!


VILA ISABEL 1988 - Kizomba: Festa da Raça
Há quem diga que qualquer um que viu o a Vila na concentração colocaria a escola como fortíssima candidata ao rebaixamento. Mas ao pisar no sapucaí o que se viu foi um show de cores e harmonia perfeitas, que  deixou a parte plástica, menos luxuosa que de outras escolas, em segundo plano. Arrebatando público, críticas e jurados, o resultado não poderia ser outro, o primeiro título da Escola de Noel, em um desfile que  é considerado por muitos como o melhor desfile de Escola de Samba de todos os tempos.



ESTÁCIO DE SÁ 1992 - Paulicéia Desvairada. 100 anos de modernismo!
A Estácio vinha crescendo como escola em termos de resultados nos útimos anos. Mas ninguém sequer colocava a escola como grande favorita para o carnaval de 1992. Quando o desfile começou a história mudou. Uma comissão de frente de pernas de pau daria o tom do que seria o desfile. A arquibancada foi ao delírio com o refrão central do ótimo samba. E a Estácio deixou para trás as favoritas Mocidade e Imperatriz e conquistou o título de campeã do carnaval carioca daquele ano! Esse vídeo abaixo, demostra o que foi esse desfile!



UNIÃO DA ILHA 1994 - Abrakadabra, o Despertar dos mágicos!
Ninguém dava nada pela Ilha! Todo ano era a mesma coisa, um bom samba que não era suficiente para colocar a escola entre as primeiras colocadas. Mas dessa vez foi diferente. Além do bom samba, a Ilha contava com Chico Spinoza, carnavalesco que havia sido campeão dois anos antes pela Estácio de Sá. A escola encantou a Avenida com suas liras na bateria e um carnaval plasticamente competente! Terminou em quarto lugar e "roubou" uma vaga no sábado das campeãs de escolas grandes como Portela e Mocidade.


TRADIÇÃO 1994 -  Passarinho, Passarola quero ver voar!
A Tradição tinha acabado de subir mais uma vez para o grupo Especial. Tudo o que a escola queria era se manter no Grupo e se livrar do karma de escola "iôiô". Mais a Escola, se me permitem o trocadilho com o título do enredo,  vôou além! Não só conseguiu se manrter entre as grandes, como encantou a sapucaí com um desfile sem luxo, mais uma harmônia impecável, embalada por um samba arrebatador, que para muitos é o melhor samba da escola de Campinhos. A Tradição conseguiu um sexto lugar que quase a levou ao desfile das campeãs naquele ano.    



PORTO DA PEDRA 1997 - No reino da folia, cada louco com sua mania!
A escola de São Gonçalo estava apenas no seu segundo ano desfilando entre as grandes, e na estréia já tinha consquistado uma boa classificação. Mas ninguém esperava que com esse segundo desfile a escola já conseguiria uma vaga entre as escolas campeãs do Carnaval Carioca. Com um samba funcional, e com um Mauro Quintaes inspirado, a escola contou o enredo da loucura de forma mais clara e correta que o Salgueiro (que escolheu o mesmo tema para aquele ano) e terminou na quinta colocação do Carnaval Carioca! Literalmente, Porto da Pedra, enlouqueceu a passarela!


CAPRICHOSOS DE PILARES: Negra origem, Negro Péle, Negra Bené.
A escola de Pilares estava retornando ao Grupo Especial naquele ano, depois de passar o último no Grupo de Acesso, onde foi vice-campeã. Além de ter a difícil missão de abrir o desfile de domingo, o que sempre é complicado, a escola não tinha uma co-irmã para focar na luta contra o rebaixamento (pois a Porto da Pedra crescia a cada ano e as outras escolas já eram tradicionais no Grupo Especial). Assim, a Caprichosos era de longe a favorita a uma das duas vagas ao rebaixamento. Era. Veio o desfile, e a comissão de frente nota 10 embalada pelo samba competente, não só segurou a escola no Grupo Especial como a colocou em décimo lugar naquele ano. O melhor resultado para uma escola que abria o desfile de domingo nos últimos anos.



UNIDOS DA TIJUCA 2000 -  Terra dos Papagaios... Navegar foi preciso!
A Escola da Tijuca tinha acabado de retornar ao Grupo Especial, após sua passagem injusta e meteórica pelo Grupo de Acesso no ano anterior. Felizmente, essa passagem fez bem para a escola. A agremiação da Tijuca, que vinha permanecendo nas últimas posições nos útlimos carnavais, retornou ao Grupo Especial conseguindo uma surpreendente quinta colocação e retornando ao Deslife das Campeãs. O feito é ainda maior do que parece, basta lembrar que pouquissímas vezes uma escola que subiu do grupo de acesso, conseguiu retornar ao desfile das campeãs logo no meu primeiro desfile entre as grandes. O carnavalesco mais uma vez era ele: Chico Spinoza.



UNIDOS DA TIJUCA 2004: O Sonho da Criação, a Criação do  Sonho. A Arte da ciência no tempo do Impossível!
Depois do ótimo resultado no ano 2000, a escola voltou a ter colocações intermediárias ano após ano. Para 2004 a previsão era a pior possível: um enredo confuso, um samba que não empolgava e um carnavalesco até então desconhecido do grande público: Paulo Barros. O Resultado na sapucaí foi outro: O enredo foi claramente entendido e apresentado, o samba rendeu muito mais que o esperado e o carnavalesco novato deu um show de criatividade e personalidade. O resultado para muitos deveria ter sido o campeonato, mas a escola terminou com a segunda colocação. E iniciava-se a Era Barros na avenida do samba.



VILA ISABEL 2006 -  Soy louco por ti America! A Vila canta a Latinidade.
A Vila tinha conseguido se manter no grupo especial no ano anterior, após passar cinco anos no grupo de Acesso. A Escola queria um resultado melhor do que a décima colocação do último carnaval, mas estava imersa em polêmicas pré-carnavalescas: O enredo patroninado não agradava muitos membros da escola, a escolha do samba enredo gerou um verdadeiro "racha", ente outros problemas políticos internos. Mas na avenida nada disso importou. Em um ano considerado fraco em termos de desfiles, a Vila fez um desfile surpreendente, e mais que isso, sagrou-se a campeã do ano! Ficando a frente da Grande Rio que perdeu para ela mesmo e seu gigantisco!     



UNIDOS DA TIJUCA 2010 -  É segredo!
A escola da Tijuca, após a saída do Carnavalesco Paulo Barros, caía de colocação a cada desfile. No anterior, havia terminado na décima colocação. Com isso, a diretoria não teve dúvida: recontrataram Paulo Barros. Todo mundo esperava um bom desfile da Tijuca, mas ninguém contava com o show que ocorreu na avenida. Tudo funcionou. O já contestado Carnavalesco, mostrava que ainda tinha muito a mostrar na Sapucaí, e embalada por uma comissão de frente sensacional a escola da Tjuca levou esse campeonato. O resultado foi tão surpeendente que muita  gente diz que "se não fosse aquela comissão de frente" a classificação seria outra. Eu discordo, mas o que importa é que a Unidos da Tijuca finalmente se sagrava  novamente campeã do Carnaval carioca.



Comente os desfiles selecionados! Seu comentário é importante para a realização das próximas listas e atualização dessa!


Leia também: Os desfiles mais decepcionantes da Sapucaí (EM CONSTRUÇÃO).     

25 comentários:

  1. boa lista de desfiles surpreendentes. Ilha 94 não lembro de como foi o desilfe, era muito pequeno. E Tijuca 2010 ta longe de ser surpreendente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a tijuca foi sim surpriendente comsertesa com aquele carro que pegava fogo na sapucai foi lindo o desfile !

      Excluir
  2. Opa Esthevan, coloquei a Tijuca porque lembro que nos debates pré-caranval varios "especialistas" chegaram a colocar ela como favorita ao rebaixamento junto com a Viradouro...

    ResponderExcluir
  3. Tijuca 2010 surpreendeu sim.
    Outro desfile que achei surpreendente foi grande rio 99. Quando a escola de caxias começou a se apresentar de forma grandiosa na avenida, com Chateaubriand...

    ResponderExcluir
  4. Então, dos postados não concordo com os segredos da Tijuca de 2010, pois depois daquele carnaval do PB na vila ele voltou repaginado no acabamento para o borel... era esperado o espetáculo! A Vila de 2006, com o dinheiro que jorrou, o Louzada se fartou então, Bingo, espetáculo garantido. Os demais eu concordo que foram gratas surpresas... porém eu incluiria o da Porto da Pedra de 1996 - Um carnaval dos carnavais... Viradouro 1997 - Big Bang, Grande Rio 1999 - Ei ei ei chato é nosso rei

    ResponderExcluir
  5. Ah... ia me esquecendo... o Caranval da Doação da Mocidade de 2003 foi uma grande surpresa... ninguém dava nada para aquele desfile, e a mocidade surpreendeu.

    ResponderExcluir
  6. A viradouro 97 eu nao coloquei pq a escola já vinha bem em anos anteriores, ela tinha sido terceira colocada em 94 por exemplo. Em 96 ela teve uns erros e por isso ficou lah embaixo, mas eu lembro que no pre-carnaval a viradouro era muito comentada pelo carro negro, a paradinha da bateria e etc...
    A Grande Rio 99 eu achei que foi um desfile do nivel de 98, foi surpreendente sim, concordo, mas não foi tão surpreendente em termos de resultado pelo menos.

    Pessoal obrigado pelos comentarios. Vou me basear neles para atualizar ou não a lista! :P

    ResponderExcluir
  7. O carnaval da doacao é surpreendente se a gente olhar o que se tornar a mocidade depois dele... Na epoca nao foi tanto assim, a mocidade vinha de um quarto lugar. Mesmo nem Lage a equipe era forte!

    ResponderExcluir
  8. Faltou aqui o desfile mais surpreendente de todos os tempos: "peguei um ita no norte", salgueiro/93. Foi uma surpresa atrás da outra. A começar pela escolha supreendente do samba: ninguém até hoje soube explicar como esse samba que era um dos mais fracos daquela safra chegou a final e foi o escolhido. Tirando a surpreendente reação popular nas aruqibancadas da sapucaí(lotada de suecos), foi surpreendentemente o mais fraco desfile de uma escola de samba campeã no carnaval carioca. O Acadêmicos do Salgueiro pagou o preço da sina do "explode coração", pelos surpreendentes 26 anos até conseguir apresentar um samba de enredo de verdade na avenida com Candaces.

    ResponderExcluir
  9. Além de Salgueiro 1993 e 2007, faltou Viradouro em 1997 pois a escola de Niterói veio com um desfile no ano anterior péssimo quase caindo e ninguém acreditava nela no pré-carnaval de 1997.

    ResponderExcluir
  10. BOA LISTA... MAS PODE SER INCREMENTADA COM MAIS ALGUNS:
    1995:
    PORTELA; FOI UM DAQUELES VICES Q NAO DÁ PRA ENGOLIR (DO TIPO, O MUNDO É UMA BOLA; RATOS E URUBUS E AGOTIME), A PORTELA FOI SIMPLISMENTE PERFEITA, ERA RISOS E CHOROS DE SATISFAÇÃO; O PORTELENSE E A ARQUIBANCADA CANTAVA COMO SE NAO HOUVESSE AMANHA... DETALHE... NINGUEM ESPERAVA UMA PORTLA DAQUELE JEITO, POIS 93 E 94 FORAM DESFILES MUITO RUINS... MAS 95, ENTROU PRA HISTÓRIA DO PORTELENSE COMO O TÍTULO Q VIRO VICE!
    1998:
    BEIJA FLOR 1998 - ERAM 15 ANOS SEM TÍTULO, O MILTON CUNHA TINHA SAÍDO, NINUEM DAVA NADA PELO SAMBA, E UM GRUPO TOTALMENTE DESCONHECIDO DE CARNAVALESCOS (CID CARVALHO, FRANSERGIO, UBIRATAN, AMARILDO), E FOI UM DOS MAIORES ESPETACULOS PLASTICOS Q JA VI NA SAPUCAÍ;
    MANGUEIRA 1998 - A ESCOLHA DO SAMBA CAUSOU O MAIOR BAFAFÁ NA ESCOLA, E NEM O CARNAVALESCO ACREDITAVA NO DESFILE... RESULTADO CAMPEÃ, JUNTO COM A DONA BEIJA;
    PORTELA 1998: NA BOA, EU SOU PORTELENSE, MAS ALGUEM DAVA ALGUMA COISA POR AQUELE DESFILE?! UM SAMBA MAIS OU MENOS E ALEGORIAS MAIS OU MENOS, PORÉM O POVO DE MADUREIRA DEU UM SHOW DE CHÃO, UMA BATERIA INSPIRADISSIMA, FEZ O SAMBA RENDER MUITO,C DE FRENTE PERFEITA, RESULTADO, M 3º LUGAR.

    1999:

    GRANDE RIO FOI A GRANDE SURPRESA DAQUELE ANO,DETALHE PRO CARRO DA RAINHA DO MARACATU, Q ERA FORMADO PRATICAMENTE PELA SAIA DA ZEZE MOTA, ATÉ HJ ACHO UM DOS CARROS MAIS BELOS Q JA VI NA SAPUCAÍ

    2003:
    DE NOVO, GRANDE RIO SURPREENDE, FALANDO SOBRE A VALE DO RIO DOCE, DÁ UM SHOW DE OUSADIA E COMPETENCIA, A COMEÇAR PELA COMISSÃO DE FRENTE, O DESFILE FOI MUITO BOM, COISA Q NINGUEM ESPERAVA - 3º LUGAR

    2004:

    APESAR DE TER SIDO A CAMPEÃ, A SURPRESA DESTE ANO, FOI A BEIJA FLOR, E EU EXPLICO PQ: NUM ANO EM Q SE LIBEROU SAMBAS ANTIGOS PRA SEREM REEDITADOS, A BEIJA CONSEGIU FAZER UM SAMBA Q SUPEROU PORTELA, IMPERIO, TRADIÇÃO E VIRADOURO, TRAZENDO, AO MEU VER, JUNTO COM O SAMAB DA PORTELA, O CANTO MAIS BEM EXECUTADO DO DESFILE DAQUELE ANO. ALEM DISSO, UM DIA ANTES A TIJUCA PASSAVA PELA AVENIDA COM AS ALEGORIAS VIVAS DE PAULO BARROS, SÓ Q POUQUISSIMAS PESSOAS SE ATENTARAM PRA UMA COISA, A BEIJA TBM TROUXE UMA ALEGORIA VIVA: A VELA DO ABRE ALAS DA ESCOLA ERA EXECUTADO COM O MOVIMENTO DAS PESSOAS, OU SEJA A BEIJA SE ANTECIPOU AO Q SERIA NOVIDADE, E TBM TROUXE PRA SAPUCAI. SEM FALAR Q A ESCOLASE AGIGANTOU AINDA MAIS QUANDO A CHUVA CAIU!

    2005 E 2007:

    GRATA SURPRESA NESSES DOIS ANOS, FOI O DESFILE DA GRANDE RIO, POIS NO PRE CARNAVAL, DOS DOIS ANOS ACIMA CITADOS,NINGUEM DAVA NADA PELA ESCOLA... SAMBAS CHATOS, ENREDOS CHATOS, PORÉM, ELA SE FEZ VALER DAQUELA BOA E VELHA MAXÍMA: CARNAVAL É NA AVENIDA! E ELA SOU FAZER ISSO; 3º E 2º LUGARES, RESPECTIVAMENTE.

    2008:

    DESACREDITADA PELO POVO E ATÉ MESMO PELA SUA TORCIDA, QUEM RESSURGE PRA OCUPAR O SEU LUGAR ENTRE AS GRANDES É A PORTELA, DESFILE LINDO, COM ATENÇÃO ESPECIAL PRO CARRO DAS FLORES... COM CHUVA E TUDO MAIS, A ESCOLA FEZ UM BELO DESFILE E MERECIA BEM MAIS Q UM 4º LUGAR.


    2009:

    MESMO COM CARNAVALESCOS NOVOS E UM ENREDO JA MEIO Q BATIDO, NOVAMENTE A ESCOLA DE MADUREIRA, A PORTELA, SURPREENDE. COM UMA PLASTICA NÃO TÃO BOA QUANTO A DE 2008, CONSEGUE GALGAR UM DEGRÁU A MAIS,E MOSTRANDO GARRA E AMOR (Q ERA O ENREDO DAQUELE ANO) A SUA ESCOLA, O COMPONENTE PORTELENSE FOI O PRINCIPAL RESPONSAVEL POR AQUELE 3º LUGAR

    AINDA EM 2009 A SUPERAÇÃO FOI A MARCA DA OUTRA GIGANTE DO MUNDO DO SAMBA. A MANGUEIRA, MOSTROU NO CHAO, NA FORÇA DO SEU SAMBA, DA SUA BATERIA E DO SEU COMPONENTE, COMO FICAR ENTRE AS CAMPEÃS DO SÁBADO, PQ SINCERAMENTE, ANTES DO DESFILE EU ACHAVA Q MANGUEIRA E MOCIDADE SERIAM REBAIXADAS NA QUELE ANO E, INESPLICAVELMENTE CAIU O IMPÉRIO SERRANO. MAS A MANGUEIRA FEZ AQUILO Q CHAMAMOS DE CARNAVAL DA SUPERAÇÃO, EM 2009.
    2010, NAO HOU SURPRESA E 2011, NAO CONTA, POIS A ILHA E A GRANDE RIO Q VIRIAM PRA DISPUTAR O TÍTULO (ISSO FICOU CLARO, COM O Q ELAS AINDA CONSEGUIRAM LEVAR PRA SAPUCAÍ), NAO PARTICIPARAM DO JULGAMENTO!

    DESCULPE PELA EMPOLGAÇÃO CARO COLEGA, MAS AMO CARNAVAL... NETO

    ResponderExcluir
  11. Kd Beija-Flor 1989 (Ratos e Urubus), 1995 (Bidu Sayão), 2001 (A saga de Agotime), 2007(Áficas).

    Mangueira 2002 tbm foi ótimo...

    Vc tem alguma coisa contra a Beija-Flor?

    ResponderExcluir
  12. Jorge Ferreira Santos24 de julho de 2011 10:04

    Cito que ficou faltando Salgueiro 1993. Eu assisto desfiles das escolas de samba desde 1975 e nunca vi nada igual em matéria de reação do público presente na avenida, até por se tratar de sambódromo, que torna o desfile mais frio, devido a distância das arquibancadas e também por falta da presença do povão carioca, que até a década de 80 preenchia toda a extensão da pista e se emocionava e cantava o samba de todas as escolas. Só não entendi o comentário acima de um anônimo, que tenta colocar o Salgueiro para baixo. Com certeza é torcedor de uma escola que perdeu para tal. Abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Tô na maior fé para o meu Salgueiro , mas espero que a escola de Nilópolis caso vencer que realmente esteja bem como na sga de agotime que estava belíssima ...

    ResponderExcluir
  14. Acho que faltaram muitos desfiles nessa listagem.Concordo com alguns,mas com certeza faltaram na minha opinião:
    1 - Viradouro 2007
    2 - Imperatriz 1996
    3 - Imperatriz 2005
    4 - Imperatriz 1989 - Liberdade,Liberdade,um marco nos desfiles
    5 - Mocidade 1991
    6 - Viradouro 1998
    7 - Mangueira 1993
    8 - Imperatriz 1993
    9 - Imperatriz 1994
    10 - Porto da Pedra 1996
    11 - Mocidade 1990
    12 - Imperatriz 1995
    13 - Viradouro 1993
    14 - Império Serrano 2006
    15 - Imperatriz 2000

    Acho que esses também marcaram muito

    ResponderExcluir
  15. O DA UNIDOS DA TIJUCA TA CERTO 2010 PORQUE EM 2009 DE UM 9° LUGAR É EM 2010 FOI CAMPEÃ COM UMA COMISSÃO DE FRENTE ARRASADORA E VARIAS ALEGORIAS MUITO LEGAL O DA UNIDOS DA TIJUCA 2010 EU CONCORDO E COM TODOS OS OUTROS TAMBÉM.

    ResponderExcluir
  16. Só cheguei a ver os três últimos, e a TIJUCA 2010 assisti no desfile das Campeãs na Marquês de Sapucaí. Independentemente de Comissão de frente mágica e ilusionista, achei o desfile realmente surpreendente, porém o enredo era abstrato e de difícil entendimento pelo público presente, caso não tivéssemos os livrinhos explicativos, que, por sinal, para muita gente só serve para forrar a arquibancada. Triste ver a sujeira da Passarela do Samba.

    ResponderExcluir
  17. É incrível como desfiles citados acima sejam ditos surpreendentes. Os que surpreenderam, realmente foram: "Ziriguidum 2001", Mocidade 85, como também "peguei um ita no norte",Salgueiro 93. Esses sim, foram surpreendentes.

    ResponderExcluir
  18. Desfile da Uniao da ILha de 2011 tmb, a escola nao foi julgada por causa do incendio e se fosse com certeza seria a campea do carnaval daquele ano Estandarte de ouro de melhor escola alem de outros 3!!! Acho q caberia nessa lista ai ou nao??

    ResponderExcluir
  19. Imperio 64. (Aí sim). Salgueiro 75. Beija Flor 76. Ilha 77. Ilha 82. Imperio 82. Beija Flor e Mangueira 86. Surpreenderam! LAPS

    ResponderExcluir
  20. so para lembrar que a tradiçao sim desfilou no desfile das campeas em 1994 pois eu assisti no sabado

    ResponderExcluir
  21. Sua seleção é maravilhosa, com exceção da Caprichosos.

    ResponderExcluir
  22. Acho que quem deve entra na lista é a viradouro 2007

    ResponderExcluir
  23. Dessa lista do Blog tenho certeza que apenas Vila Isabel 1988 e Tijuca 2004 surpreenderam, o resto é desnecessário. Não fizeram coisas que a Mangueira 1984/2002 Portela 1984/1995, Salgueiro 1993, Mocidade 1985/1990/1991, Imperatriz 1989, Beija-Flor 1986/1989/2001/2003/2004/2007 e Grande Rio 2006 fizeram na Marques de Sapucaí. Vamos pesquisar mais pessoal!!

    ResponderExcluir
  24. Incrível como ninguém achou surpreendente o desfile do Império Serrano em 1996, no enredo cuja figura principal era o Betinho.
    Um espetáculo digno do que é um desfile de escola de samba.

    ResponderExcluir

SIGA O MASSAROCCA POR EMAIL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...