GIGANTE Pela Própria Natureza!
Uma mistureba sem fim!!! O seu blog sobre TUDO e NADA ao mesmo tempo! Seja muito bem vindo!!!!

TRADUTOR!

PESQUISE NO MASSAROCCA!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

[ESPORTES] Analisando a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei

Terminou a Liga Mundial 2011. E como havia prometido agora vou falar sobre a Seleção Nacional de Vôlei. Lembrando que essa opinião é pessoal, ok? rs

Primeiro de tudo, Bernardinho é um ótimo técnico. Mas não é perfeito. Fico me perguntando porque na final ele não testou a troca simples de Bruno por Marlon. Porque todas as vezes que Marlon entrou -e bem- trouxe junto com ele o desmotivado e descompromissado Vissoto? Porque ao invés de usar Marlon apenas na inversão do 5x1, não vez uma troca simples: sai Bruno, entra Marlon??? Nunca vou ter essa resposta, e isso não importa agora. Depois do fim do torneio.

O que fica dessa Liga é:

Não temos um levantador no nível de Ricardinho. Bernardinho até hoje deve se arrepender de ter valorizado tanto uma briga que poderia e deveria ter sido resolvida de forma mais serena. A verdade é que o Brasil nunca mais encontrou o vôlei daquele tempo e cai de rendimento, torneio após torneio. E agora a um ano das olimpíadas, Bernardinho não vai testar outros levantadores. Temos que torcer pela evolução desses. Bruno não consegue ler o jogo de forma rápida, precisa muitas vezes perder um set inteiro pra fazer uma leitura melhor do jogo. Algumas vezes, simplesmente não consegue, outras não tem aplicação tática... Marlon é acomodado. É muito mais preciso e veloz, poderia lutar pela titularidade, mas aceita passivo ser o segundo levantador. 

Giba muito questionado (até mesmo por mim) mostrou que bem treinado e motivado tem muito a render pela seleção, seja pela liderança quanto pela experiência. Mas deveria parar de fazer cenões durante os jogos, porque sinceramente, é algo ridiculo e dispensável.

Nos demais ponteiros está um problema. Murilo já não rende o mesmo desde a fase final do Mundial do ano passado, Dante vindo de contusão não pode ser analisado. Contudo, acredito que esses dois estejam em forma para a Copa do Mundo no fim do ano. O problema é a quarta vaga. Thiago Alves não é jogador de decisão, João Paulo Bravo demostrou não ser jogador para jogos mais complicados... Fico me perguntando quem seria o quarto ponteiro da seleção? 

Já sobre os centrais, Lucão precisa aprender a bloquear e ter alguma noção de que em alguns momentos tem que aliviar no saque, Sidão precisa se habituar a jogar decisões importantes com a seleção e o Rodrigão precisa repensar o que está fazendo na seleção... Eu, particularmente, investiria em um central mais novo.

Quanto ao líbero, graças a Deus, Serginho voltou e o fez em alto nível, e assim ficamos livres de Mario Junior e suas caras, bocas e falas polêmicas.

Para a posição de oposto, nunca gostei do jogo do vissoto, mas sempre fiquei quieto, pois em jogos decisivos ele crescia absurdamente. Mas dessa vez perdi minha paciência. Não dá pra um jogador de nível internacional tão alto ser tão previsível e depender tanto da velocidade do levantador para seu jogo fluir. Théo aparece como uma ótima opção, e Wallace do SESI deveria ter uma chance real pra mostrar serviço.  

Para finalizar, acredito que se a seleção não se reinventar não deve chegar a final olímpica, o que já não deveria ter acontecido em Pequim, quando o cruzamento colocou EUA e Russia na semi-final, o que foi a final antecipada daquele torneio.

Hoje e com o levantador americano Ball voltando em alto nível, temos Russia e EUA como as melhores seleções. Um pouco abaixo aparece o Brasil. depois Cuba e Bulgaria. Essas são as cinco potências do vôlei masculino mundial na minha humilde opinião. Lutando por fora, temos Polônia, Argentina,  Sérvia e Itália.

Essa prata brasileira poderia servir para abrir os olhos do técnico da seleção sobre a necessidade de mudanças de jogadores e de jogo mesmo, mas parece pelas entrevistas que será usada apenas para o fator psicológico. Os erros ficarão mascarados mais uma vez, e como sempre. 

E que venham as emoções da Copa do Mundo!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...