GIGANTE Pela Própria Natureza!
Uma mistureba sem fim!!! O seu blog sobre TUDO e NADA ao mesmo tempo! Seja muito bem vindo!!!!

TRADUTOR!

PESQUISE NO MASSAROCCA!

sábado, 18 de junho de 2011

[CARNAVAL] Desfiles mais Dramáticos das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.


Atendendo a alguns pedidos vou começar a falar também sobre carnaval. Vou iniciar esse novo espaço com uma lista de alguns desfiles (que vi) que foram de alguma forma dramáticos ou tensos. 



GRANDE RIO 2004 - Vamos vestir a camisinha meu amor?
Polêmica e Joãozinho 30 são sinônimos. E em um enredo sobre sexo não podia ser diferente. Muita mídia, muitas entrevistas e  muita censura também. Algumas alegorias que representavam o ato sexual foram proibidas e a escola desfilou com diversos panos estampando a palavra "censura" cobrindo as alegorias como forma de protesto. Resultado: um décimo lugar e o desespero dos torcedores de Caxias em um dos piores momentos da Grande Rio na Avenida.  



VIRADOURO 1996 - Aquarela do Brasil ano 2000
A Viradouro vinha de bons resultados nos últimos carnavais e tinha tudo pra brigar pelo título. Tinha. Até que os carros começaram a quebrar durante o desfile e principalmente na aréa de dispersão. Deixando não só os torcedores da escola de Niterói aflitos como também os da Portela, devido ao engarrafamento de carros na praça da Apoteose. A escola quase foi rebaixada. Contudo, no ano seguinte deu a volta por cima conquistando seu único campeonato no Grupo Especial.



TRADIÇÃO  2002 - Os encantos da costa do Sol
A Escola de campinhos vinha embalada pela oitava colocação do ano anterior quando homenageou o (ex)dono do baú.  Muito se falou no pré-carnaval sobre o crescimento das bases das alegorias, sobre a nova equipe de carnaval e da parte plástica da escola, melhor elaborada que em anos anteriores. Tudo isso por por água abaixo, quando o desfile começou e a escolas teve problemas nas suas primeiras alegorias e não evoluía. Lembro que até mesmo a comissão de frente parou de fazer a coreografia e ficou apenas agitando os braços. Resultado, a escola correu como nunca e deixou todos os torcedores aflitos como sempre.



ESTÁCIO DE SÁ  1993 - A Dança da Lua.
A Estácio de Sá entrava na avenida como a grande campeã do carnaval anterior, tinha um carnavalesco badalado, um dos melhores sambas do ano e um dos melhores enredos. Tudo parecia conspirar pra escola fazer um grande desfile. Até que descobriram que o carro de som estava sem gasolina  e o tempo de desfile já estava sendo contado... Nem o apelo (e desespero) de Dominguinhos do Estácio ajudou. A escola correu, teve problemas com carros que quebraram e sequer voltou entre as campeãs.  




ROCINHA 2006 - Felicidade não tem preço
A Rocinha era a bola da vez. Tinha um dos barrações mais comentados do pré-carnaval, tinha conseguido se livrar do "martírio" de abrir a noite de domingo dos desfiles. Parecia que a escola iria se firmar no Grupo Especial. Mas veio a chuva bem na hora da sua apresentação e um momento que deveria ser de glória pra escola se transformou em uma grande tensão. Praticamente todos os carros tiveram problemas: uns quebraram, outros desacoplaram. Resultado: a escola abriu diversos buracos e alas ultrapassaram carros. Enfim, o desfile foi uma sucessão de contratempos em um dos momentos mais dramáticos de todos os tempos na avenida do samba.



SALGUEIRO 2011 - O Rio no cinema
Quando o desfile começou, a cada momento que se passava, todos tinham a certeza de que o Salgueiro seria o grande campeão do ano. Mas a escola não “andava” e aquilo foi se tornando uma agônia sem fim... Minutos passavam e nada da escola andar, problemas na entrada de praticamente todos os carros fizeram com que a acadêmia do samba estourasse muito o tempo, perdesse pontos preciosos e o campeonato. Um drama pros Salgueirenses que só não foi maior, no período pré-apuração, porque já era previsto que nesse ano não teria rebaixamento. 





PORTELA 2005 - Nós podemos: oito idéias para mudar o mundo.
Era um carnaval que prometia ser desastroso mesmo antes da escola entrar na avenida. Problemas de incêndio com o abre-alas já preocupavam os torcedores de Madureira dias antes ao desfile. Na hora do desfile, mais desespero. O abre-alas estava na avenida “pela metade” (ele não foi refeito), a águia - grande símbolo da escola - estava (e desfilou) sem asas e carros quebraram. Pensou que a tensão terminou por aí? Não. Pra não estourar o tempo de desfile, a escola não entrou com a última alegoria e além disso a velha-guarda foi proíbida de desfilar. Foi o pior momento da azul e branca na Sapucaí. Triste.  



VIRADOURO 1992 - A magia da sorte chegou!
A Viradouro desfilava como escola grande. Samba lindo, alegorias lindas e fantasias magnificas. Tudo perfeito! Até que um carro, o preferido do carnavalesco Max Lopes,  começou a pegar fogo na avenida. Corre corre, gritaria, pessoas se jogando do carro, carro de bombeiros na pista. A escola perdeu completamente a harmonia (em todos os sentidos) e esse foi o momento mais tenso dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.



 Concordou com os desfiles escolhidos?
Algum foi esquecido? 
Comente!

15 comentários:

  1. gostei dos seus videos. Realmente foram desfiles caóticos. Alguns eu nem sabia q foram assim tão problemáticos. Acho q poderia incluir aí nessa lista os desfiles da Porto da Pedra 96(fantasias chegando em cima da hora do desfile) e da Grande Rio 2008(outro muto caótico). Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Tenso por tenso... tem que se destacar também o carnaval da nossa querida Mocidade, de 2009... o ano que a fatídica cebola nos fez chorar... de desespero... ali chegamos ao fundo do poço

    ResponderExcluir
  3. salgueiro 2011 - caótico??
    caótico não, teve problemas na concentração, esse tempo apertado atrapalhou, faltou direção de harmonia, mas foi aos olhos da sapucai, da linha de inicio a disperção, um desfile de encher os olhos por sua beleza plastica de alegorias e fantasias de um enredo original.

    tradição 2002

    mostrou a competencia da harmonia da escola de fazer a escola passar, sem grandes auternancias de evolução dentro do tempo, apesar do problema com o 2 carro.

    viradouro 1996

    a escola pagou por querer levar 30 carros, acoplados de 3 em 3, e a formula do João não funcionou, e o samba era fraco também.

    ResponderExcluir
  4. BEM... VAMOS LÁ...
    1992 - APESAR DO DRAMA DA VIRADOURO, FIQUEI SURPRESO, POIS A ESCOLA PERDEU 11 PONTOS ( SE NAO ME ENGANO), E AINDA ASSIM NAO FOI REBAIXADA, ACHO Q SERIA A GRANDE CAMPEÃ DE 92.

    1993 - AFLÇÃO DA ESTÁCIO, POREM A LIESA FOI MUITO SACANA COM A ESCOLA. O CRONOMETRO TINHA Q SER REVERTIDO AO ZERO.

    AINDA EM 93, DENOVO O FOGO CAUSA AFLIÇÃO EM UMA ESCOLA, DESSA VEZ FOI A PORTELA, O CARRO ERA, SE NÃO ME ENGANO, DOCE INFERNO DOS AMANTES...

    93 TAVA DANADO, A VILA ISABEL, SEGUNDA ESCOLA A DESFILAR, TEVE UM CARRA Q ESTAVA PENDENDO E CORRIA RISCO DO DESTAQUE DESPENCAR LA DE CIMA, CHEGOU O CORPO DE BOMBEIROS E O DESTAQUE NAO QUERIA DESCER, E A DANADA DA GLOBO, MOSTRANDO TUDO...KKK

    E, PARA AQUELES Q NAO LEMBRAM, ACREDITO EU, Q O SALGUEIRENSE E O TORCEDOR DA IMPERATRIZ SOFRERAM O Q O SOFREU SOFREU ATÉ O FIM DA APURAÇÃO. TUDO ISSO PQA PORTA BANDEIRA DO SALGUEIRO LEVOU UMA BAITA QUEDA NA FRENTE DA CABINE DOS JURADOS, E NINGUEM SABIA SE AQUELA NOTA IA SER COMPUTADA OU NÃO, POIS NAQUELE ANO HAVIA O DESCARTE DE NOTAS. RESULTADO: A NOTA DA QUEDA, FOI JUSTAMENTE A NOTA DESCARTADA; SALGEIRO CAMPEAO E IMPERATRIZ VICE

    1994:

    OS CARROS QUEBRADOS DA ESTÁCIO PARECIAM UM EFEITO DOMINÓ, ERA UM ATRAS DO OUTRO, OS DESTAQUES DESCIAM DOS CARROS E ATRAVESSAVAM A SAPUCAI ANDANDO... UM MARTIRIO... PENSEI Q A ESCOLA IA CAIR NAQUELE ANO.

    1996:

    A VIRADOURO TROUXE 15427 CARROS ALEGORICOS E NÃO QUERIA ENGARRAFAR?!? E AINDA TEVE UM DIRETOR MALUCO DA ESCOLA, QUE QUERIA COLOCAR A CULPA NA PORTELA. ELE DEVERIA ABRIR UMA CONSERCIONÁRIA COM TANTO CARO ASSIM!!!

    1998: SE FOI UM ANO DE GRANDES SURPRESAS POSITIVAS, TBM FOI UM ANO DE GRANDES AFLIÇÕES... DETALHE CAAIRAM NAQUELE ANO, PORTO DA PEDRA E TIJUCA, DE FORMA INESPLICAVEL. E AS ESCOLAS Q TIVERAM DRAMAS EXPLÍCITOS NA SAPUCAI(CITAREI ABAIXO), NAO FORAM REBAIXADAS. EIS AS ESCOLAS:

    VILA ISABEL 1998: PARECIA DESFILE DE GRUPO C; ERA BURACO ATRAS DE BURACO. A BATERIA NEM ENTROU NO RECUO PRA NAO PIORAR AS COISAS, CARROS QUEBRANDO; LEMBRO Q O TELÃO DO ULTIMO CARRO PIFOU, SO VEIO A TELA PRETA E MAIS NADA, SEM FALAR Q ERA UM ENREDO CHAAAATO DEMAIS.

    TRADIÇÃO 1998: A UNICA COISA BONITA FOI A COMISSAO DE FRENTE, TIRANDO ISSO, ERA ALA INCOMPLETA; ALA COM FANTASIA DE CORES DIFERENTES, BURACOS, BURACOS E MAIS BURACOS, UM TERROR NA AVENIDA.

    VIRADOURO 1998: ACHO Q A ESCOLA SE EMPOLGOU DE MAIS COM OBA OBA DAQUELE SAMBA, Q ERA BOM, MAS Q O DOMINGUINHOS FEZ O FAVOR DE ESTRAGAR NA AVENIDA, ENCHENDO ELE DE "CACOS", RESULTADO: ACHO Q PERDEU 2,5 PONTOS NA APURAÇÃO. A COMISSÃO DE FRENTE ERROU TANTO, MAIS TANTO, Q NEM TEVE COMO A GLOBO NAO MOSTRAR OS ERROS (FALO ISSO PQ TENHO O DESFILE GRAVADO PELA GLOBO, COM OS RESPECTIVOS ERROS). A PORTA BANDEIRA PERDEU O CHAPEU NA AVENIDA E SAIU CORRENDO (GRÁVIDA), DA FRENTE DA CABINE DOS JURADOS. E O JORJÃO, PERDEU O PULSO DA BATERIA Q DESAFINOU UM BOCADO, E COM TODOS ESSES PROBLEMAS, PARECIA Q ESTAVA TUDO BEM PRA VIRADOURO, NINGUEM SE PREOCUPAVA COM NADA, OU SEJA DIREÇÃO DE HARMONIA ALIENADA.

    ILHA 1998: UM CARRO QUBRADO E UM MONTE DE ROSTO DO PIERRE VERGET, MAL FEITOS, TIRARAM A CHANCE DA ESCOLA VOLTAR ENTRE AS GRANDES.

    ResponderExcluir
  5. CONTINUANDO

    2000:
    SE EM 2002, A TRADIÇÃO PASSOU POR MAUS BOCADOS, FOI PQ NAO APRENDEU A LIÇÃO. POIS NO ANO 2000 A ESCOLA, SABE-SE LÁ DEUS COMO, NÃO FOI REBAIXADA, O CARRO NAO ANDAVA, ALA CORRIA, AOUTRA PARAVA, ERA SO PASSO MARCADO, TANTO BURACO Q PARECIA UMA BR. O SAMBA ERA DE MELODIA ENTRISTECIDA, E COM A AGONIA Q A ESCOLA PASSOU NA AVENIDA, DAVA VONTADE DE CHORAR DE TRISTEZA QUANDO O VANTUIR CANTAVA AQUELA PARTE DO SAMBA DO LAMENTO ÔÔÔ...ÔÔÔ...ÔÔÔ...

    2005:

    IMPOSSIVEL NAO LEMBRAR DE 2005 COM UMA DOR NO CORAÇÃO...TINHAMOS 2 ÁGUIAS NO DESFILE, UMA ENTROU SEM ASA, E A OUTRA NEM ENTROU; O CHORO DA TIA SURICA ATÉ HJ CORTA MEU CORAÇÃO... ENFIM... NAO VOU MAIS FALAR DESSE EPISÓDIO FATIDICO NA HISTORIA DA PORTELA... MAS JURO A VOCÊS: EU VI O REBAIXAMENTO DE PERTO!

    2006:
    COITADINHA DA ROCINHA, TAVA TODA BUNITINHA MAS... PERDEU A LINHA!!! HAMOS DE CONVIR Q O ALEX DE SOUZA É MEIO AZARADO TBM, PASSOU PERRENGUE NA ROCINHA,NA MOCIDADE EM 2007,NA VILA ISABEL EM 2008 E ESSE ANO FOI A VEZ DA UNIÃO DA ILHA.
    A GRANDE RIO TBM TEVE UM SUFOCO DANADO EM 2006, Q LHE CUSTOU O TÍTULO. NA VERDADE EU ACHEI UMA PUNIÇÃOEXAGERADA, POIS MESMO COM A PUNIÇÃO A ESCOLA EMPATOU COM A VILA NO NUMERO DE PONTOS, ENTÃO DEVIAM DIVIDIR PO TITULO... MAS FICOU A LIÇÃO PRA ESCOLA NAO ESTOURAR MAIS O TEMPO, SÓ Q PARECE Q ELEA NAO APRENDERAM A LIÇÃO.

    PULEI 2003:

    POIS NESSE ANO NAO PODEMOS ESQUECER O CAVAQUINHO DESAFINADISSIMO DA UNIDOS DA TIJUCA Q ESTRAGOU AQUELE BELO SAMBA, E A QUEDA DA NEUSA BORGES, DE CIMA DO CARRO ABRE ALAS, EM PLENA AVENIDA.

    2008:

    A GRANDE RIO DE NOVO SE COMPLICA COM O TEMPO E QUASE QUASE ESTOURA NOVAMENTE. MAS ESSE NAO FO O UNICO PROBLEMA, O WANDER PIRES NAO ESTAVA A FRENTE DO CARRO DE SOM NA HORA DO DESFILE COMEÇAR... NINGUEM SABIA ONDO O HOMI TAVA, UM BANDO DE INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS E DEPOIS DE UNS 15MIN Q A ESCOLA ESTAVA NA AVENIDA APARECE ELE, COM UMA CARA DE BEBADO... AIAIAI, E AINDA TEVE AQUELE CARRINHO Q VEIO NA FRENTE DO ULTIMO CARRO Q DESACOPLOU, ESTOURANDO ASSIM O LIMITE DE 8 ALEGORIAS
    VILA ISABEL 2008 - PARECIA Q O BELO DESFILE IRIA SUPERAR AQUELE SAMBA FEIODA VILA, E ELA IRIA DISPUTAR O TÍTULO, MAS QUANDO VEIO A NOTICIA Q O ULTIMO CARRO NAO IA ENTRAR NA AVENIDA, CARRO DA VELHA GUARDA E MARTINHO DA VILA ETC ETC ETC... A ESCOLA FICOU XOXA NA AVENIDA... DEREPENTE, LA VEM O CARRO NUMA DESABALADA CARREIRA PRA ALCANÇAR O DESFILE Q JA PASSAVA DO MEIO DA AVENIDA, RESULTADO, EVOLUÇÃO E CONJUNTO JOGADOS FORA.

    2009: A GRANDE RIO NAO CONSEGIU SAIR DA SAPUCAÍ À FRANCESA, PELO CONTRARIO, O DESFILE SOBRE A FRANÇA CHAMOU MUITA ATENÇÃO PRINCIPALMENTE PELOS ERROS CONSECUTIVOS: O LUIS XIV DISPENCOU NA FRENTE DOS JURADOS LA DICIMA DAQUELE SOL DA COMISSAO DE FRENTE; AS LAMPADAS DA ROUPA DO MESTRE SALA QUEIMARAM; O NEON DO LUIZ XIV DO ABRE ALAS QUEIMOU; AS BANDEIRAS DO CARRO DA CRISTIAE TORLONI, SUBIAM DE FORMA DESORDENADAS SE ENGANCHADO TODA... FORAM TANTOS ERROS Q NÃO DEU PRA ESCOLA SAIR A FRANCESA E PASSAR DESAPERCEBIDA.

    2011:

    A AGONIA DO SALGUEIRO SÓ NAO FOI MAIOR POR 2 MOTIVOS, O PRIMEIRO PQ NAO TINHA REBAIXAMENTO, EO SEGUNDO, PQ, SINCERAMENTE, VC ESTOURAR 10MIN, E PERDER APENAS 1 PONTO, É PRA ESCOLA NENHUMA, REALMENTE, SE PREOCUPAR... ACORDA LIESA!


    NETO

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei não , mas duas escolas muito importantes tem que se cuidarem Portela e Mocidade ... o mais dramático pra min foi o Salgueiro esse ano ... cheguei a chorar ... estava lindo ... AMEI seu blog e ja to seguindo e comentando sem parar rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Beija-Flor ano de 1989! A alegria do Cristo Mendigo teve que ser coberta por reivindicação da igreja católica. Joãozinho 30, grande carnavalesco, cobriu o Cristo com um pano preto com a seguinte frase estampada "Mesmo proibido orai por nós"

    ResponderExcluir
  8. Cara, faltou o da Grande Rio em 2006, eu acompanhei, foi meu primeiro carnaval, e cara, que sufoco, tinha muitos carros, o samba enredo era lindo, as fantasias eram lindas, mais uma sena que não sai da minha cabeça era uma ala de Jacarés, lá dentro tinham pouco ar, tinha uns que tavão desmaiados lá... Teve um que até brigou com a Reporte da Globo. kkkkkk'

    ResponderExcluir
  9. Já tivemos desfiles muitos mais dramáticos do q os citados! o q dizer de Villa Rica 1995, Ponte 1996, Império Serrano 1991 e Santa Cruz 1992?

    ResponderExcluir
  10. A Viradouro ficaria em 3o se nao perdesse os pontos em 1992.
    O desfile da Mangueira 90 (Sinhá Olimpia- Deu a louca no barroco) tbm foi tenso. LAPS

    ResponderExcluir
  11. faltou a viradouro em 92 com enredo a magia da sorte chegou teve um atraso de 13 monutos e peredeu 13 pontos

    ResponderExcluir
  12. Faltou
    UNIDOS DA PONTE 1993 chuva, carros qubrados e sem efeitos, evolução arrastada e abrindo no domingo
    SÃO CLEMENTE 1989
    carro quebrado na entrada da sapucaí já dentro da pista e a escola passando esmagada pelo lado

    ResponderExcluir
  13. tem a estacio em 94 falando do S.A.A.R.A 3 ultimos carros bateram nas arvores as bainas correndo desesperadamente uma parte da ala la na frente 5 ou 6 bem mais pra tras e as mais idosas n podiam correr estavam mais atras ainda e ainda destauques dos carros q n entraram invadiram e queriam desfilar do mesmo jeito mas foram retiradoscom uma manobra do diretor de carnaval - pra mim foi o mais caotico

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Esse desfile da Viradouro em 1992 foi caótico e um dos mais emocionantes de todos os tempos. A Marquês de Sapucaí em peso, inteira, uníssono, gritando: "O Sol brilhará, surge a estrela guia, e sob a proteção da Lua surge a Viradouro que a sorte é sua" enquanto o carro queimava inteiro na Praça da Apoteose. Foi como se o carro em chamas fosse o sol. Muita gente estava chorando de emoção, não de tristeza pelo carro. Os jurados perceberam e não rebaixaram a Viradouro. Cinco anos depois, a recompensa: a escola seria a campeã do Rio pela primeira vez e de forma inesquecível. Quem não se lembra? PS: sou Mocidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...